Instagram @mamauft - 2.3.2013 |
Acredito que ainda não comentei aqui que uma das minhas paixões é ler. Eu simplesmente amo ler. Eu leio de tudo, desde economia, física, autoajuda a romances água com açúcar. E geralmente leio vários livros ao mesmo tempo. Minha vontade de ler sempre foi tanta que anos atrás fiz um curso de leitura dinâmica para acelerar a leitura e conseguir ler mais e mais... rsrsrs
Vício, loucura, não sei, só sei que esta paixão além de me relaxar e deixar feliz, vai suprindo minha sede de conhecimento!
Enfim, no fim de semana retrasado, resolvi ler o livro Amar é Preciso - Os caminhos para uma vida a dois da Maria Helena Matarazzo. Eu nunca havia lido nenhum livro dessa autora, mas, incrivelmente, numa mesma semana pessoas diferentes me falaram sobre o livro. Então, o jeito foi acrescentá-lo a minha lista de leitura do fds kkkkkkkkkk
Enfim, queria ter escrito antes, mas meu tempo tem sido muito curto...
Bom, Maria Helena Matarazzo é socióloga com especialização em terapia
individual e de casais e mestrado em educação sexual. Ex-consultora da
Unesco, realiza palestras por todo o país. Autora dos best sellers Amar é preciso, Nós dois, Encontros, desencontros e reencontros, Gangorras do amor e Namorantes, ganhou o prêmio Mulher 2000 por seu pioneirismo na área de sexualidade humana.
Em Amar é Preciso, segundo informa o próprio livro, "a autora, com base na sua imensa experiência como socióloga e terapeuta de casais, descreve de forma sensível e clara as várias faces do amor: sexual, romântico e companheiro. Explica, também, as crises do casamento, as separações, as negociações dos conflitos e as relações extraconjugais".
Preciso confessar que esperava bem mais do livro, achei ele superficial para o que promete não apenas a sinopse, mas os próprios títulos da autora (exigente eu, né?!).
De toda forma, eu recomendo a leitura, porque, no meio de suas páginas, até que o livro trás algumas mensagens bem interessantes e não apenas para a vida a dois, mas para a vida em si. Como esse trecho que trata das crises e mudanças...
(...) E para uma crise, individual ou social, não existem respostas prontas nem substitutos para o compromisso e a criatividade. É preciso encará-la como uma chave para o crescimento e para as mudanças, por mais terrível que seja vivê-las. O ideograma utilizado pelos chineses para crise é o mesmo que significa oportunidade. E as crises são exatamente isso: oportunidades para questionar e redefinir nossas vidas e continuar crescendo.Aliás, numa crise, apessoa não tem alternativa, ela tem que mudar. É como cair num rio: ou sai nadando ou se afoga. (...)Algumas perdas na vida são necessárias, por mais que doam. E certas mudanças também. Nesses momentos em que os caminhos conhecidos já não servem, é bom avaliar por que as velhas rotas ficaram intransitáveis e quais as novas que podem ser traçadas.Precisamos reforçar a crença de que somos competentes para mudar e recomeçar. Recomeçar significa aprender a crescer novamente, ativamente. Esse reinício depende da capacidade de cada um para reorganizar a própria vida, seja no mesmo terreno, sejaem outro território.Como a vida não vem pronta, mas é um processo de transformações contínuas, é preciso questionar nossos valores básicos, redefinir prioridades contando, para isso, com a experiência acumulada.Maturidade é exatamente isso: aprender a se desenvolver e usar todas as nossas capacidades, estar aberto para a vida, para os outros e para novas experiências, idéias e opções.
NOTA: Se alguém tiver interesse em adquiri-lo, sugiro que comprem na Livraria Saraiva ou na Livraria Cultura, onde encontrei o preço mais barato - R$ 24,90.
E vocês, já leram?
O que acharam?
Estou muito exigente?
Thank you a lot, Bisma!!!
ResponderExcluirBe very welcome to my little spacy!!!
Of course, I'll check out your blog!!!
Have a nice week!
xxxxx